PM de Rondônia divulga dicas de segurança para o Carnaval

carnaval-2013-carnaval 2013Para que nada atrapalhe a diversão dos Rondonienses e turistas nos dias de carnaval, a Polícia Militar do Estado de Rondônia preparou um esquema especial de policiamento. Para prevenir maiores transtornos, a Corporação também dá algumas dicas de segurança para a população, que serve para foliões de qualquer parte do país.

Nas ruas ou em eventos
A Polícia Militar orienta que, em locais onde há grande concentração de pessoas é indicado não ostentar relógios caros, jóias, celulares ou aparelhos de MP3, por se tratarem de pontos visados e de fácil mobilização dos marginais.
Separe previamente o dinheiro necessário a pequenas despesas para, desta forma, não precisar sair com altos valores. Outra sugestão é não usar caixas eletrônicos em locais isolados, principalmente à noite, e nunca aceitar orientações de estranhos. Além disso, em caso de assalto, não reagir é a melhor opção.

Em casa
Antes de ir para o evento também é preciso tomar certos cuidados. Ao sair de casa, é importante que as trancas e fechaduras estejam em bom estado para dificultar a ação dos criminosos. Não deixar os cadeados do lado de fora das portas e portões, já que deixá-los à mostra demonstra que o morador não está na residência.
A Polícia Militar também alerta aos cidadãos que não deixe as luzes de casa acesas, porque, ao contrário do que se pensa, mostra que a casa está vazia. Outra tática é desligar as campainhas eletrônicas. Criminosos costumam apertá-las insistentemente até serem convencidos de que não há ninguém no local.
Ao sair, avise os vizinhos e peça que liguem para a polícia caso vejam alguma movimentação.

No carro
Se for para o evento de carro, preste atenção ao movimento antes de estacionar na rua. Muitos criminosos abordam as vítimas nesta hora.

Manter a calma no trânsito é uma dica fundamental. Ao volante, não pare o carro para discutir freadas bruscas ou mesmo pequenas batidas, principalmente à noite. Além de evitar brigas entre os condutores, a atitude também pode evitar a ação de bandidos que, com freqüência, aproveitam a situação para a prática de assalto.

Se o pneu de seu carro furou em local perigoso, também opte por não correr riscos. Andar um ou dois quilômetros com o pneu baixo ou vazio pode lhe trazer prejuízo menor do que ser assaltado.

O cidadão pode acionar a polícia por meio do número 190. O serviço funciona 24 horas.

Para um carnaval tranqüilo, exerça seu direito respeitando o direito dos outros; colabore com os órgãos de segurança, acatando as orientações das autoridades e cumprindo as leis de trânsito e as legislações em vigor, sabendo conviver com harmonia.

Para você
Prudência: Mantenha a calma em qualquer situação, sua vida e a vida de quem você ama são bens insubstituíveis;

Moderação: no consumo de bebida alcoólica, no uso e ostentação de objetos pessoais como celulares e jóias, além de dinheiro e cartões de crédito; obedecendo aos limites de seus recursos, de seu corpo e usando bom senso no exercício de seus direitos individuais;

Proteção:
Pessoal – cuide de seus objetos e traga consigo seu documento de identidade, evitando também: locais, hábitos, horários, atitudes e pessoas que possam trazer problemas para você;
De sua família e amigos: lembre, cuide e oriente quem você ama, ande sempre que possível acompanhado e saiba sempre onde e com quem estão seus filhos;
Atenção: alegria não combina com: armas e drogas, arrogância, brigas, confusões, ostentação e porte de materiais e objetos que oferecem riscos a você e aos outros como: vidros, metais, ferro, objetos com pontas ou cortantes e inflamáveis;

Para seu veículo:
Prudência: Mantenha em local seguro (e não no veículo): chaves-reserva e o documento de transferência, estando atento para a manutenção geral, o bom estado dos equipamentos de segurança e obrigatórios e a condução dos documentos como a CNH e o DUT e; ao estacionar, mesmo que por curtos períodos, leve consigo as chaves do carro, checando se trancou e acionou alarme e travas; bem como, se não deixou crianças no interior do mesmo; Moderação: no uso da velocidade, sinais sonoros, som automotivo. Seja educado e dê exemplo de civilidade, inclusive de educação ambiental; Proteção: estacione em locais iluminados e com movimento, evitando deixar objetos em cima de bancos ou expostos no interior do veículo; Atenção: desatenção, pressa e bebida alcoólica em excesso são péssimas companheiras de viagem; esteja sempre atento e sóbrio ao dirigir;

Para sua casa
Prudência: ao sair, leve consigo: chaves e documentos necessários; deixe pessoas de confiança com cópia das chaves e instruídas para ligar e desligar luzes em horários adequados, disponibilizando seus contatos e do local onde ficará durante o período; Moderação: Guarde objetos de valor em locais seguros e comunique sua saída apenas a pessoas de sua confiança, optando por colocar malas e sacolas nos veículos em horários seguros e evitando fazer este procedimento à vista de curiosos;Proteção: Atente para os registros de gás e de energia, bem como, cheque o trancamento de janelas e portas; Atenção: Tenha sempre à mão os telefones úteis de segurança e de monitoramento de sua casa e de sua rua, além dos contatos da Zona de Policiamento onde mora, telefones de vizinhos e pessoas de confiança que você pode contar para qualquer eventualidade.

Achei tudo aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s